IBOPE divulga nova pesquisa em que Lula cresce 4 pontos
A pesquisa aponta um crescimento do candidato petista Luiz Inácio Lula da Silva, de quatro pontos porcentuais com relação a última pesquisa Ibope, divulgada nesta terça-feira. Na pesquisa divulgada hoje, encomendada pela agência carioca Premium, Lula tem 42% das intenções de votos. Na anterior, de ontem, realizada a pedido do Bank of America, Lula apresentava um porcentual de 38%.
Em segundo lugar ficaram empatados os pré-candidatos do PSDB, José Serra, e do PSB, Anthony Garotinho, ambos com 16% dos votos. O pré-candidato do PPS, Ciro Gomes, recebeu 9% das intenções de voto, ficando em quarto lugar, seguido do pré-candidato do Prona, Enéas Carneiro, com 2% dos votos. Brancos e nulos somaram 6% das respostas, enquanto 10% dos entrevistados não opinaram ou não souberam responder.
Lula foi o único a crescer, comparando as duas pesquisas. Serra e Garotinho mantiveram empatado com os mesmo 16% da pesquisa Ibope/Bank of America. Ciro oscilou dentro da margem de erro das duas pesquisas, de 2,2%. Outro a manter o nível da última pesquisa foi Enéas, com 2%. Esses resultados foram aferidos na pesquisa estimulada, em que o entrevistado recebeu os nomes dos candidatos e escolhia uma das opções.
Na pesquisa espontânea, em que o entrevistado respondia a seguinte pergunta: "Em 6 de outubro deste ano teremos eleições para presidente da República. Em que o (a) sr (a) votaria para presidente se as eleições fossem hoje?", Lula também saiu-se melhor, com 23% das respostas, seguido por Garotinho (8%), Serra (5%), Ciro Gomes (3%), Enéas (1%).
Na divisão dos entrevistados por faixa de renda, Lula foi o vitorioso em todos os segmentos, com destaque entre os eleitores com renda mensal até um salário mínimo, em que registrou 44% da preferência. Nesse segmento, Serra e Garotinho empataram com 14% e Ciro Gomes ficou com 9%. O melhor desempenho de Serra na variável de renda ficou entre os entrevistados com renda acima de 10 salários mínimos, em que o tucano ficou com a preferência de 20% das intenções de voto. Lula, nesta faixa, teve 40% das respostas, enquanto Ciro ficou com 14% e Garotinho com 12%.
Ciro Gomes teve ainda o menor índice de rejeição, com 6%, seguido por Garotinho, com 7%, Serra, com 11%, Lula, com 19% e Enéas, com 32%, o maior de todos. A pesquisa revela ainda que 10% dos entrevistados dizem que poderiam votar em qualquer um dos candidatos, enquanto 17% não optaram ou não quiseram responder.
Reportagem publicado pelo Jornal Estado de São Paulo no dia 22/05/2002.