Voltar

Quem é Luis Inácio "Lula" da Silva?

Das lutas operárias em plena ditadura, deputado federal, candidato pela quarta vez a presidente de um pais de 160 milhões de pessoas, Lula ainda representa a voz para as muitas vozes não ouvidas no pais que ja experimentou "cacadores de marajás", ditadores, principes da sociologia e todo tipo de remédio ruim... ACM, PC, FMI, PFL...

Luis Inacio da Silva nasceu em Garanhuns, no interior de Pernambuco, no ano de 1945. Como a grande maioria dos nordestinos empobrecidos pelas as secas e pelo descaso do governo, ele e a família migraram para São Paulo.

Lula com sua mãe e seus irmãos viajaram em um pau-de-arara (caminhão com bancos improvisados na carroceria) para Santos em 1952. Mas tarde a familia dele mudou se para a cidade de Sao Paulo, onde Lula se formaria torneiro mecânico pelo Senai (Serviço Nacional da Indústria).

A história de uma das maiores lideranças sindicais no Brasil aconteceu por acaso. O seu irmão José Ferreira da Silva, sindicalista e filiado ao antigo PCB, foi quem sensibilizou Lula a participar das atividades do sindicato dos metalurgicos. Lula foi 1º secretário e responsável pela área sindical e presidente do sindicato. Em 1978, organizou a primeira greve ocorrida no regime militar e considerada um marco na luta dos trabalhadores no Brasil.

No final dos anos 70, Lula seria um dos líderes na formação do Partido dos Trabalhadores, em 10 de fevereiro de 1980. Em 31 de maio e 1º de junho de 1980, o PT realizou um Encontro Nacional, que aprovou seu programa e seu estatuto. Lula foi eleito o primeiro presidente do partido e no futuro iria contribuir na formação da maior entidade representativa dos trabalhadores brasileiros na atualidade, a CUT (Central Única dos Trabalhadores)

Na luta pelos direitos das metalurgicos, Lula foi preso e teve seu mandato como líder sindical cassado durante o regime ditatorial no Brasil. Em 1983, Lula foi um dos lideres na campanha por Diretas Já. Foi o candidato a deputado federal mais votado do país em 1986 com mais de 650 mil votos. A eleição que antecidia a formulacao da Constituição de 1988. Na defesa dos interesses dos trabalhadores e por politicas sociais mais justas, Lula ficou conhecido pela capacidade de negociar e de denunciar a falta de etica no Congresso Nacional.

Em 1989, Lula se candidatou a presidente, sendo eleito para o segundo turno das eleições com o candidato que se dizia “caçador de marajás” e contra corrupção, o sr. Fernando Collor de Mello. Collor ganhou a eleição, mas depois de várias denúncias de corrupção foi deposto no seu terceiro ano de mandato.

Em 1994, Lula disputaria a sua segunda eleição com o Fernando Henrique Cardoso, o então ministro da economia, durante o mandato tampão de Itamar Franco. De um lado a figura de um ministro da economia, ex-professor de Princeton e sociológo. Do outro uma liderança sindical que promovia caravanas para conhecer os problemas das regiões do Brasil. FHC ganhou a eleição pelas mãos dos grandes empresários e banqueiros e pelo voto do povo que sonhava com o fim da inflação.

A inflação diminui às custas de exponencial crescimento do défict público e da dívida interna. No ano de 2000, a dívida pulava de 30 bilhões para mais de 300 bilhões de dólares. Para se segurar economicamente o pais, o "principe da sociologia" mandou esquecer tudo que ele tinha escrito e ordenou seguidos arrochos econômicos e fiscais. Mesmo assim a economia já estava contaminada pela dependência do capital externo e não teve sustentação levando o pais à crise em 1998.

Devido as manobras políticas de FHC como a compra de votos para a aprovação da tese da reeleição de presidentes, governadores e prefeitos, e menos por causa da habilidade de controlar a crise ecônomica que batia na porta do Brasil, Fernando Henrique Cardoso foi reeleito por mais 4 anos.

Voltar